Aeroporto de Guarulhos

Aeroporto de Guarulhos

Aeroporto Internacional de Guarulhos fica localizado na região metropolitana de São Paulo. É considerado o maior do País e o mais movimentado da América Latina (em 2017, foram 37,7 milhões de passageiros). Em 2014, além do Terminal 2 (antigos terminais 1 e 2), o complexo ganhou dois auditórios e novas salas de tradução, som e controle.

Esses auditórios têm usos distintos. Um está localizado na ponta da “Asa B” e é destinado a eventos culturais, operacionais ou de gestão de crise. O outro se encontra na ponta da “Asa E”, sendo aproveitado para atividades internas.

teatro-do-colegio-miguel-de-cervantes-interno

Foram utilizados 18 m² do painel Nexacustic 8 e 114 m² de painel Nexacustic 32 (foto: divulgação/Fernandes Arquitetos)

DESAFIO

Além dos ambientes de circulação dos passageiros, os auditórios e as salas de tradução, som e controle passaram por uma grande revitalização para se enquadrarem ao padrão estético e acústico do Terminal 2 – inspirado na estrutura dos melhores aeroportos do mundo. Por isso, foi necessário encontrar forros e painéis que equalizassem os sons, absorvessem os ruídos e proporcionassem um acabamento contemporâneo e elegante.

SOLUÇÃO

A reforma ficou sob responsabilidade do escritório Fernandes Arquitetos, que contou com a parceria da OWA SONEX para o tratamento acústico dos ambientes. Para isso, foram utilizados cerca de 94 m² do forro mineral Bolero, 220 m² da placa acústica SONEX Illtec Plano, 18 m² do painel Nexacustic IG 8 e 114 m² do painel Nexacustic IG 32.

Devido ao elevado coeficiente de absorção sonora (NRC 0,90), o forro mineral Bolero foi a solução ideal para as salas de tradução, som e controle do auditório. Disponível também na cor preta – uma exigência das áreas de controle –, o produto se destacou pelo acabamento. O modelo escolhido deixa o perfil semioculto, mantém sua característica removível e alia design e funcionalidade.

Já a placa acústica SONEX Illtec Plano foi a melhor opção para os auditórios. Além do ótimo desempenho acústico, destacou-se pela versatilidade, pois foi fornecida em várias cores, texturas e modulações que permitiram sua adequação ao estilo decorativo desejado pelo escritório.

Por fim, os painéis Nexacustic IG 8 e 32 foram utilizados nas paredes desses auditórios. Os dois modelos garantiram alto desempenho acústico e contribuíram para tornar o ambiente requintado e acolhedor, visto que possuem design diferenciado.

teatro-do-colegio-miguel-de-cervantes-interno

As soluções da OWA SONEX também atenderam às necessidades estéticas do projeto (foto: divulgação/Fernandes Arquitetos)

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Os painéis Nexacustic IG são recomendados para tetos e paredes. Capazes de formar superfícies planas e curvas, se destacam pelo design diferenciado e sistema exclusivo de fixação, que garante um visual contínuo. Fabricados com MDF ignífugo, são resistentes ao fogo: Classe IIA – IT 10 (MDF Ignífugo).

O forro mineral Bolero é indicado para áreas administrativas, instituições de ensino, hospitais, edifícios comerciais, aeroportos etc. A solução possui uma superfície lisa delicadamente texturizada e boa absorção sonora (NRC até 0,90). Além disso, é resistente ao fogo, pode ser reciclado e contribui com diversos créditos para Certificação LEED.

A placa acústica Sonex Illtec é ideal para ambientes que necessitam de bom desempenho acústico sem abrir mão da estética. Está disponível em diversas cores, texturas e modulações, adequando-se a qualquer tipo de projeto. Além disso, é fácil de instalar: pode ser colada diretamente sobre o teto ou parede.

Fonte: Portal galeria da Arquitetura

BUSCA POR SEGMENTOS

Conheça nossos produtos pelos segmentos

ASSINE NOSSA NEWSLETTER