Colégio São Luís

Colégio São Luís

Situado em um terreno que supera 5 mil m², o Colégio São Luís é um dos mais tradicionais da cidade de São Paulo. Fundado em 1867 em Itu, foi transferido para a capital paulista em 1917. Entre os anos de 2013 e 2015, passou por uma profunda obra de restauração para atender melhor seus alunos e docentes.

Seu projeto arquitetônico foi concebido pela URDI Arquitetura. Um dos pontos altos da intervenção foi o ginásio de esportes, erguido sobre uma estrutura metálica e marcado por grandes aberturas. Funciona como um complexo multiuso, já que possui uma arquibancada retrátil capaz de ampliar o espaço do local.

DESAFIO

A obra de revitalização tinha em sua concepção privilegiar o uso de instalações práticas e modernas, além de integrar os espaços internos e externos. Configurar o novo programa ao conceito pedagógico e, ao mesmo tempo, tirar o máximo proveito do vasto terreno eram alguns dos principais desafios a serem superados.

Nesse cenário, as salas de aula e o ginásio de esportes dispenderam grande atenção, visto que os locais seriam inevitavelmente os grandes centros de convivência e de encontro dos alunos. A questão era coibir os ruídos gerados pelas ruas – considerando a localização do colégio, predominantemente comercial – e equilibrar a distribuição dos sons internos para dar condições adequadas de comunicação e, ao mesmo tempo, privacidade.

“No caso das salas de aula, a palavra de ordem era por um ambiente silencioso, mesmo com vidros abertos, que permitisse a circulação de ar adequada entre a parte de fora e os corredores. A intenção era potencializar o uso de forros acústicos que garantissem a inteligibilidade da voz, a propagação dos sons amplificados de mídias e, simultaneamente, a privacidade, propiciando o melhor ambiente para o ensino. Já o ginásio também deveria ter instalações que sofressem o menor impacto dos ruídos externos e criassem corredores para a ventilação natural”, detalha o engenheiro Alexandre Galvão Bueno Sresnewsky.

De um modo geral, portanto, o projeto acústico deveria estar amparado por soluções que atendessem as normas do mercado, como NBR 10151 e NBR 10152.

SOLUÇÃO

“Optamos pelos forros minerais Sonex Illtec e Nexacustic, da OWA, porque oferecem um poder de absorção de ruídos excelente. E, além disso, proporcionam um resultado estético diferenciado. Sem dizer que a OWA tem know-how de mercado. Para a obra de revitalização do Colégio São Luís, a empresa garantiu a fabricação e o fornecimento dos produtos em tempo hábil”, ressalta Sresnewsky.

Foram fornecidos forros minerais OWA para as salas de aula; os corredores e o espaço dedicado à realização de eventos receberam as placas Sonex Illtec e o Ginásio de Esportes recebeu os painéis Nexacustic laqueado em cinza e amarelo nas paredes, além das placas acústicas Sonex no teto.

“A aplicação dos forros minerais Bolero e Cosmos nas salas de aula ocorreu em fileiras alternadas, conferindo absorção e refletância para reduzir reverberação, além de otimizar a voz dos professores para com os alunos”, explica o engenheiro.

Para permitir a ventilação das salas de aula e ainda assim proporcionar sigilo entre salas e corredor, foi desenvolvido um sistema atenuador com as placas Sonex illtec.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

O forro mineral Bolero, uma nova geração de forros minerais da OWA, combina uma superfície lisa, delicadamente texturizada, com uma excelente absorção sonora NRC até 0,90 e resistência ao fogo. Utilizado como forro para absorção e redução de ruídos, instalado com sistema de perfis T clicados, produzido em fibra mineral branca biossolúvel derivada de calcário, compostos naturais, livre de formaldeído, com pintura à base d´água, respeitando a saúde e o meio ambiente.

Cosmos é uma placa acústica de pura fibra mineral branca com pintura texturizada (outras cores sob consulta) com compostos naturais, livre de formaldeído, resistente a fungos e bactérias (DIN 53739). Recebe pintura acrílica de ação bacteriostática. Removível, pode ser utilizada como forro para absorção e redução de ruídos.

Sonex illtec, modelo plano, é a alternativa ideal para os ambientes que precisam de um desempenho acústico profissional, com acabamento estético discreto. A superfície plana oferece excelente desempenho acústico e sua variedade de cores compõe um visual agradável para qualquer tipo de ambiente, como auditórios, escritórios, call centers, restaurantes, escolas, estúdios, entre outros.

Nexacustic é um revestimento de madeira desenvolvido especialmente para oferecer elevado desempenho acústico, aliado a um design incomparável. Produzido em MDF proveniente de florestas renováveis, oferece resistência ao fogo Classe AII, podendo ser revestido de melamina amadeirada, folha de madeira ou laqueado em diversas cores. Fornecido em réguas com bordas macho/fêmea, ele é instalado com sistema exclusivo de perfis e clips metálicos.

Fonte: Portal Galeria da Arquitetura

BUSCA POR SEGMENTOS

Conheça nossos produtos pelos segmentos

ASSINE NOSSA NEWSLETTER