Auditório do Infoglobo

Auditório do Infoglobo

Solução desenvolvida pela OWA Sonex foi utilizada nas paredes e no teto do auditório. Painel acústico proporcionou áreas de absorção e de reflexão

Localizado na região central do Rio de Janeiro (RJ), o edifício sede da Infoglobo reflete o dinamismo de dois jornais: O Globo e Extra. Construído pela Hochtief, o complexo é composto por seis pavimentos e dois subsolos, além de um enorme átrio central coberto por claraboia e fachada com brises motorizados que se movimentam conforme a incidência solar.

O projeto arquitetônico do empreendimento é assinado pelo escritório RRA | Ruy Rezende Arquitetura.

DESAFIO

Um local que precisava de bastante atenção era o auditório de 190 m², que tem capacidade para comportar 175 pessoas. Dentro das exigências do projeto estava a necessidade de utilizar materiais pré-fabricados, fáceis de instalar e que estivessem de acordo com os requisitos da certificação LEED para o revestimento das paredes e do teto.

A necessidade acústica também era latente. Por isso, o material a ser escolhido precisava atender o αw mínimo de 0,70 e proporcionar áreas de absorção e de reflexão do som, sem a necessidade de utilizar um segundo elemento.

Auditório infoglobo

O painel Nexacustic foi instalado nas paredes com alternância de cores (Foto: Bianca Rezende)

SOLUÇÃO

Para atender às exigências do projeto, o escritório RRA | Ruy Rezende Arquitetura contou com o apoio da OWA Sonex, que indicou o uso do painel Nexacustic como solução acústica para o auditório.

“O Nexacustic é um dos únicos materiais do mercado em conformidade com o conceito estético deste projeto, pois é feito com madeira em ripados e cores alternadas. Além disso, permitiu áreas de absorção e de reflexão do som. Tudo isso no mesmo material”, explicou Anna Guanziroli, arquiteta.

O modelo escolhido foi o Nexacustic Ignífico (Classe II A – IT10) e sua aplicação se deu nas paredes sobre o tarugamento de lã mineral. Ele foi disponibilizado nas opções com perfuração e sem perfuração. A disposição foi a mesma no teto, mas apenas na opção perfurada. A instalação se destacou pela facilidade, já que o produto dispõe de um sistema de encaixe macho-fêmea.

Outro diferencial do produto é o atendimento às normas técnicas do Corpo de Bombeiros por toda sua vida útil.

Além da indicação do material, a OWA Sonex também prestou suporte técnico à obra. “A OWA Sonex teve um atendimento exemplar, realizando visitas ao nosso escritório sempre que necessário. Teve rapidez no envio de amostras, trabalhando e buscando soluções em conjunto para atender às necessidades do projeto”, destaca a arquiteta.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Produzido com MDF Ignífugo ou Standard, o painel Nexacustic pode ser instalado em tetos ou paredes, sendo capaz de executar superfícies planas ou curvas. Está disponível nos modelos liso ou frisado 40, 32, 12, 8 e sem perfuração.

Pode ser encontrado em réguas de 2.430 mm x 160 mm (Ignífugo) e 2.740 mm x 160 mm (Standard). E tem como principais destaques a resistência ao fogo e o αw mínimo de 0,70. O painel está disponível nas cores:

• MDF Standard: Carvalho, Athena, Freijó, Machiatto, Tabaco, Branco ou Preto
• MDF Ignífugo: Nogal, Cerezzo, Fresno, Maple e Branco

 

Fonte: Portal Galeria da Arquitetura

BUSCA POR SEGMENTOS

Conheça nossos produtos pelos segmentos

ASSINE NOSSA NEWSLETTER